terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Guanlong

Guanlong significa "dragão de crista", em referência à delicada crista que este animal possuía na cabeça, que provavelmente servia para exibição. O guanlong pertence à superfamília tyrannosauroidea, tendo assim parentesco com o tyrannosaurus. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em duas versões de coloração.





domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tarbosaurus

O tarbosaurus foi um tiranossaurídeo de cerca de 12 m de comprimento, que viveu na Ásia. A semelhança entre o tarbosaurus e o tyrannosaurus faz com que alguns especialistas acreditem que ambos sejam um só gênero, sendo o tarbosaurus uma segunda espécie de tyrannosaurus, a Tyrannosaurus bataar. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.




sábado, 25 de fevereiro de 2012

Triceratops

Na ilustração, um triceratops caminha com seu filhote. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em suas versões tradicional (lápis/lapiseira) e digital (colorido pelo Corel Photo Paint X4).




terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Allosaurus

Allosaurus, em arte tradicional (grafite sobre papel) e digital (colorido através do Corel Photo Paint). Desenho feito à mão livre.




sábado, 18 de fevereiro de 2012

Pachyrhinosaurus

Diferentemente da maioria dos ceratopsídeos, o pachyrhinosaurus não possuía um chifre no topo de seu nariz, e sim uma grande protuberância óssea. Existem teorias que sugerem um grande chifre queratinoso (não preservado em fósseis por ser de queratina, que se decompõe facilmente), presente na base deste osso espesso, porém não há evidências quanto a isso. São conhecidas, atualmente, três espécies do gênero pachyrhinosaurus, sendo a retratada na ilustração a P. lakustai. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Gorgosaurus

Tiranossaurídeo que media entre 8 e 9 m de comprimento, o gorgosaurus foi um grande predador da América do Norte. Alguns especialistas acreditam que o gênero gorgosaurus seja, na verdade, uma espécie de albertosaurus. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Euoplocephalus

Euoplocephalus, herbívoro de cerca de 6 m de comprimento. O maior registro fóssil de um anquilossauro pertence ao euoplocephalus. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Psittacosaurus

O gênero psittacosaurus é o gênero de dinossauro que possui o maior número de espécies. Este animal viveu na Mongólia, na China, na Rússia e, talvez, na Tailândia. Um espécime fóssil apresentava a cauda coberta por estruturas semelhantes a protopenas. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Coelophysis

Coelophysis significa "forma oca", em referência a seus ossos ocos. Já se pensou que este terópode foi um canibal, devido ossos que pareciam ser de filhotes de coelophysis, encontrados na região abdominal de fósseis desta mesma espécie. Porém, novos estudos revelaram que tais ossos pertenciam, na realidade, a um outro tipo de pequeno réptil, o que não deixa mais nenhuma evidência de canibalismo entre a espécie coelophysis. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Basilosaurus

O basilosaurus foi um grande cetáceo pré-histórico, podendo medir cerca de 18 m de comprimento. Este predador possuía um corpo longo e afilado, diferente das baleias atuais. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



Helicoprion

Helicoprion, peixe cartilaginoso semelhante a um tubarão. Helicoprion significa "serra espiral", e esse nome lhe foi dado em referência aos seus dentes da maxila inferior, que formavam uma espiral. Não se sabe muito sobre a aparência deste animal, já que só seus dentes foram encontrados. Suas reconstruções são baseadas em animais aparentados mais bem conhecidos. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Spinosaurus VS Carcharodontosaurus

Na ilustração, o encontro de dois dos maiores predadores de todos os tempos, o spinosaurus e o carcharodontosaurus. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em suas versões tradicional (a lápis e lapiseira) e digital (colorido através do software Corel Photo Paint X4).





sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Andrewsarchus

Este é um dos mais misteriosos e bizarros animais já descobertos. Apesar de possuir um crânio típico de um carnívoro, o andrewsarchus era um ungulado (mamífero de cascos), o que o torna mais próximo às cabras, vacas, cavalos, etc., do que aos lobos e tigres. Devido aos poucos achados deste animal, não se sabe muito sobre sua aparência. Ele poderia ser parecido (ou não) com o que é retratado na ilustração. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.




Nothosaurus

Nothosaurus, réptil de vida semi-aquática, que provavelmente possuía um estilo de vida semelhante ao das focas. São conhecidas mais de um dúzia de epécies do gênero nothosaurus, que variam de 1 a 4 m de comprimento. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



Stegosaurus e allosaurus

Um estegosaurus se alimenta, enquanto é observado por um allosaurus, escondido à sombra das árvores. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em suas versões tradicional, à lápis/lapiseira, e digital, colorido pelo programa Corel Photo Paint X4.





quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Stegoceras

O stegoceras foi um paquicefalossaurídeo, de cerca de 2m de comprimento, que viveu na América do Norte. Quando seu primeiro fóssil foi descoberto, pensou-se que o stegoceras possuía gastrália (costelas abdominais), característica incomum para um dinossauro ornitísquio. Mais tarde, constatou-se que tais ossos eram, na realidade, tendões ossificados. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ophthalmosaurus

Ophthalmosaurus, capturando uma lula. Fósseis de resíduos estomacais e de coprólitos de ictiossauros revelaram que a base da alimentação desses animais era, basicamente, de peixes e lulas. Os grandes olhos dos ictiossauros, em particular os do ophthalmosaurus (cujo nome significa, inclusive, "lagarto olho"), lhe proporcionariam uma excelente visão, permitindo que esses répteis pudessem mergulhar até grandes profundidades para procurar alimento. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em suas versões tradicional (lápis/lapiseira) e digital (colorido através do programa Corel Photo Paint X4).





Camptosaurus

Camptosaurus, ornitópode que viveu na América do Norte. Este dinossauro media em média 5 m de comprimento, mas alguns fósseis sugerem tamanhos maiores, de até 7,9 m. Fósseis indicam também que o camptosaurus vivia em grupos, junto aos stegosaurus. É provável que houvesse protocooperação entre estas espécies, de forma que os camptosaurus vigiariam o ambiente, para detectar predadores, e os stegosaurus ofereceriam proteção. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.



Troodon

Ilustração de um troodon, durante um dia nevoso. Assim como alguns animais viventes trocam seus pelos ou penas no inverno,  é possível que o troodon e outros dinossauros trocassem suas plumagens, tornando-se brancos durante a época em que neva. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente, em suas versões tradicional (grafite) e digital (colorido pelo software Corel Photo Paint).




Hybodus

Este é um tubarão pré-histórico, que poderia medir mais de 2 m de comprimento. O hybodus é um tubarão bastante peculiar, pois sua dentição apresentava dois tipos de dentes, os afiados, que serviriam para agarrar e segurar suas presas, e os dentes mais achatados, que seriam usados para esmagar conchas. Outra característica curiosa deste peixe são suas duas "lâminas" ósseas, cada uma localizada à frente de suas nadadeiras dorsais. Desenho feito à mão livre e colorido digitalmente.