quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ilustrações para o Concurso All Yesterdays

Ilustrações feitas para participação no Concurso All Yesterdays, cuja proposta é a restauração especulativa e inexplorada de animais pré-históricos.

1º.: Spinosaurus. O dinossauro é reconstituído de forma a se evitar as silhuetas de seu crânio, bem como de seu esqueleto (principalmente quanto às suas características vértebras), resultando em um animal não esquelético. Assim, principalmente sua cabeça toma um aspecto muito diferente do que é comumente visto em restaurações de um Spinosaurus, bem como sua "vela" perde os relevos dos ossos, parecendo assim mais robusta.
Essa restauração é baseada em como animais extintos são retratados, conservando-se a forma e silhueta de seu esqueleto. Animais atuais, geralmente, não conservam essa forma.

                     


 2º.: Tylosaurus trocando de pele. Como seus parentes modernos (escamados, como lagartos e cobras viventes), esse mosassauro é mostrado trocando sua pele. Ele, assim como lagartos modernos, também come a pele velha, pelos seus nutrientes.
Esse comportamento  não é muito especulativo, sendo inclusive bastante plausível, porém é altamente inexplorado na paleoarte.



3º.: O caçador dissimulado. Aqui, um grande terópode (Mapusaurus) não está caçando numa grande demostração de poder, rugindo e perseguindo sua presa em alta velocidade. Em vez disso, ele caça de forma dissimulada.
Ele finge mancar, abaixa seu corpo, suas manchas até mesmo simulam grandes feridas, e seus dentes não ficam à mostra (assim parecendo um animal ainda mais inofensivo). Dessa forma, o Mapusaurus engana um carnívoro menor (um Skorpiovenator, nesse caso), fazendo-o pensar que o carcarodontossaurídeo é uma presa fraca, ferida e inofensiva. Então, quando o Skorpiovenator estiver próximo o suficiente, o Mapusaurus atacará subitamente.
O padrão de cores do Mapusaurus também o beneficiaria quanto a comunicação com outros de sua espécie (para exibição, por exemplo), e não seria um grande problema para o mesmo caçar herbívoros. Caso o Mapusaurus fosse de fato um caçador de saurópodes, ele não teria problemas em perseguir e alcançar um desses gigantes, caso fosse notado.




4º.: Dieta mais ampla. Um Avisaurus aproveita a sombra sob um Triceratops. Mas, subitamente, o ceratopsídeo derruba o seu corpo sobre a ave, a esmagando para então devorá-la. Especulação baseada em novas teorias, que sugerem que ceratopsianos seriam aptos para alimentar-se também de carne; e esse comportamento de enganar e matar a ave é observado em tartarugas gigantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário